Gestão de riscos em plantios de mogno africano

Ao se estudar formas de ampliar a renda, são analisados diversos fatores que podem ou não contribuir para o sucesso do negócio. Riscos são a probabilidade de que algo aconteça e que possa gerar prejuízos. Geralmente podem ser previstos e há formas de evitar a sua ocorrência. As atividades agrícolas, assim como plantios florestais de mogno africano, são passíveis de riscos que são facilmente mitigados por meio da elaboração do planejamento florestal.

O planejamento florestal é a forma descritiva sobre a estratégia adotada para determinado plantio. Dentro desse planejamento há os projetos, os quais constam o passo a passo para execução do investimento florestal, ou seja, nele deverá conter toda a metodologia de trabalho e o cronograma de atividades pré-plantio, plantio, pós-plantio e colheita como também as atividades para minimizar os riscos de ataque de pragas e doenças.

As atividades de pré-plantio são cruciais para minimizar ameaças na produtividade da floresta, pois é nessa fase que são tratados o solo e realizada as atividades de manutenção e de prevenção da ocorrência de pragas e doenças.

Outro ponto a ser analisado no planejamento florestal é a viabilidade financeira do projeto. Pelo fato do mogno africano ser uma espécie exótica que produz madeira nobre com alto valor agregado no final de seu ciclo (17 anos), deve ser analisado do ponto de vista mercadológico, a oferta e procura da madeira no corte final, bem como aspectos logísticos.

Por ser um investimento de longo prazo, o acompanhamento profissional é fundamental, pois será analisado diversos aspectos a fim de garantir a alta performance da floresta.

Quando bem analisados e executados ações silviculturais, os riscos são minimizados consideravelmente. Para facilitar o entendimento dividimos entre aqueles que impactam na produtividade, do ponto vista mercadológico e quais os melhores métodos para gerenciá-los.

Riscos na produtividade da floresta

O maior risco de danos na produtividade são os incêndios, que dependendo da intensidade podem trazer danos irreparáveis. Para reduzir significativamente sua ocorrência é recomendado que seja feito o controle por meio de aceiros próximos ao plantio e controle do mato. Contudo, caso haja a queima acidental, é de suma importância capacitar a equipe para controle do incêndio.

Já eventos climáticos são riscos inevitáveis. Rajadas de ventos, períodos de seca e até mesmo tempestades com raios podem danificar a floresta de forma parcial, ou seja, não são tão destrutivos quanto o incêndio florestal, pois a madeira das árvores lesionadas poderão ser comercializada dependendo apenas da idade. Por isso no momento da elaboração do planejamento florestal, é preciso identificar se a região em que será feito o plantio, há histórico recorrente de eventos climáticos de forma recorrente agressivos.

As pragas e doenças são consideradas riscos que podem afetar a produtividade da floresta de mogno africano dependendo da intensidade do ataque. Os danos causados por insetos (formigas, cupins e abelhas urupuás) são as pragas mais comuns no cultivo dessa espécie.

Enquanto as doenças são causadas por fungos, bactérias ou até mesmo por vírus. As dosagens para controle variam de acordo com a intensidade do ataque. Porém é possível prevenir a ocorrência de doenças por meio da correção do solo antes do plantio da floresta. Entenda neste artigo de forma detalhada o controle de pragas e doenças do mogno africano.

Veja no quadro abaixo o método de controle e prevenção de pragas e doenças do mogno africano:

 

 Pragas  Características do desenvolvimento  Método de controle
 Formigas saúvas (Atta spp.) e quém-quém (Acromirmex spp.)  Atacam folhas, ramos de mudas recém-plantadas e também brotos novos de árvores jovens.  Controle deve ser feito em todo o processo até o corte raso da floresta: pré-corte, pré-plantio, pós-plantio e manutenção.
 Abelhas urupuás  Atacam o broto terminal, a ponto de ocasionar a morte da parte apical da planta. Ocasionando distúrbios  fisiológicos na planta.  Devem ser combatidos na área de plantio e no entorno (300 m), com a pulverização direta na colmeia ou danificação completa com fogo
 Cupins   O ataque de cupins causa danos no tronco, podendo afetar o crescimento e até a perca da árvore.   Controle químico dos cupins com a pulverização com princípio ativo fipronil, imidaclopride e tiametoxan.

 

 Doença  Características do desenvolvimento da doença  Método de controle
 Cancro de córtice ou de casca  Causada pelo fungo Lasiodiplodia theobromae, sendo responsável pela seca de ramos, podridão peduncular em frutos e morte de plantas.  O controle desse fungo é simples, sendo necessário apenas a aplicação, com um pincel, de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2,5% ou calda bordalesa.
 Mancha areolada das folhas  Causado pelo fungo Thanatephorus cucumeris, a doença costuma atacar os folíolos na parte apical da árvore, ocasionando o aparecimento de lesões que trazem um aspecto desagradável às folhas da árvore.  Para controlar essa doença, basta aplicar fungicidas que contenham pencianol.
 Podridão branca da raiz ou murcha letal  Agente causador é o fungo Rigidoporus lignosos que ataca a raiz de árvores com 12 anos ou mais de idade, podendo causar a morte de suas raízes e consequentemente da planta. Esse fungo está presente somente em ambientes onde há processo de encharcamento (PINHEIRO et al 2011).  A prevenção desta doença consiste em evitar o plantio do mogno em áreas paludosas ou susceptíveis a alagamentos.
 Mancha circular de folhas  Esse fungo (Cercospora spp.) ocasiona manchas circulares nos folíolos mais velhos, não prejudicando o cultivo (PINHEIRO et al 2011).  Não requer tratamento.
 Fusariose  Responsável por atacar os ponteiros das plantas, o Fusarium oxysporum já foi confundido com a mariposa (Hypsipyla grandella) por ocasionar sintomas similares (PINHEIRO et al 2011).  Em casos mais graves, recomenda-se a aplicação de fungicida nas doses e formas de aplicação recomendadas por um profissional responsável.


Algumas pragas e doenças também estão ligadas à deficiência de nutrientes no solo, entenda mais sobre o assunto neste artigo.

Riscos mercadológicos

Para que o projeto seja saudável financeiramente, deve-se analisar a logística do local de plantio para que o custo do frete seja reduzido. Outro aspecto a ser analisado são os mercados consumidores da madeira, a oferta deste produto no mercado e o preço praticado.

Dessa forma, o produtor que opta por plantios com espaçamento 3 por 2 metros, obterá uma receita conforme os desbastes previstos no quarto, sétimo, décimo segundo ano e o corte raso no décimo sétimo ano. A madeira proveniente desses dois primeiros desbastes é utilizado para fins mais comuns, enquanto o terceiro, para fins mais nobres devido ao diâmetro e altura das árvores.

Vale lembrar que antes mesmo da implantação da floresta, no momento da elaboração do projeto florestal é identificada a quantidade de uso de insumos, equipamentos e mão de obra que impactaram na execução do projeto e consequentemente no retorno financeiro. Esses custos variam devido ao local, relevo, uso do solo, preço da mão de obra e insumos da região onde será feito o plantio.

Conforme visto, os riscos do investimento florestal pode sem reduzidos logo no início da elaboração do planejamento em que se deverá analisar o negócio florestal como um todo: desde o manejo adequado, riscos, métodos de prevenção e a saúde financeira do negócio florestal. Por isso, a elaboração deste planejamento deve ser feito por profissional qualificado que irá analisar de forma detalhada as ações necessárias com o objetivo de se reduzir riscos. Aproveite para conhecer os erros mais comuns na hora de plantar: 

 baixar material

Treinamento

 

Fazendas a venda

Ao contrário acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de "de Finibus Bonorum et Malorum" de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914.

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra deAmareloAmareloAmareloAmarelo literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um proAo contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um pro

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.de uma linha na seção 1.10.32.Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de "de Finibus Bonorum et Malorum" de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914.

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de "de Finibus Bonorum et Malorum" de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914.

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de "de Finibus Bonorum et Malorum" de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914.

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

fessor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de "de Finibus Bonorum et Malorum" de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914.

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem Ipsum dolor sit amet..." vem de uma linha na seção 1.10.32.

O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de "de Finibus Bonorum et Malorum" de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914.

 

Mogno Africano

Ligar

icon telefone

Fale com um especialista do IBF

das 8h às 18h

+55 11 4063-5206

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Nossos Serviços

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551