Produção de Mudas Nativas

A produção de mudas nativas e de mogno africano visa atender as demandas de projetos de recuperação florestal e plantios comerciais de madeira nobre. O trabalho desenvolvido conta com capacidade produtiva de aproximadamente 1 milhão de mudas anuais.

mogno muda assessoria livroA produção de mudas nativas e de mogno africano do Instituto Brasileiro de Florestas visa atender as demandas de projetos de recuperação florestal e plantios comerciais de madeira nobre. O trabalho desenvolvido conta com estruturas com capacidade produtiva de aproximadamente 1 milhão de mudas anuais.

producao mudas nativasDesenvolvimento de mudas

A estrutura dos viveiros, é composta por profissionais especializados que coletam e tratam de sementes dos fragmentos da floresta. Após coletar as frutas de uma variedade de espécie, elas são selecionadas e realiza-se uma triagem para a remoção de sementes. As sementes são tratadas e plantadas em tubetes, recomendados para cada espécie, contendo de substrato florestal próprio e fertilizante químico encapsulado. Durante os estágios de semeadura, germinação e crescimento das mudas, os tubetes são colocados em bandejas plásticas. As bandejas dão suportes ao tubete sem que haja enraizamento no solo. Elas são colocadas no chão forrado de uma camada de manta de ráfia e pedras, com 50% na penumbra. Esta forma de plantação garante o controle das condições de crescimento dos brotos, incluindo a irrigação completamente automatizada. 

Substrato

A composição comercial do substrato podem conter os seguintes materiais:
• Casca de Pinus;
• Fibra de Côco;
• Turfa fibrosa;
• Vermiculita.

adquira mudas aqui

Utilização de tubetes

Tubetes são acondicionados em bandejas próprias ou em estaleiros feitos de alambrados (estrutura suspensas de arames galvanizados). São os recipientes com melhor aceitação no mercado atualmente. Apresentam como vantagens o uso racional da área do viveiro, permitindo o acondicionamento de um número grande de mudas, automatização do sistema de produção, desde o seu enchimento até a semeadura e expedição das bandejas para a área de germinação. Os tubetes também podem ser reutilizados por mais de dez anos, dependendo da qualidade do plástico utilizado na sua fabricação e do adequado armazenamento.
Um cuidado especial na escolha dos tubetes é em relação à existência de estrias verticais internas que direcionem as raízes para a abertura inferior dos mesmos, onde serão podadas pelo contato com o ar. 

 

 

   

tubetes e bandejas para mudas

 

Vantagens do Mogno

 

 

 

 

Treinamento

 

Boletim Informativo

Mogno Africano

Ligar

icon telefone

Fale com um especialista do IBF

das 8h às 18h

+55 11 4063-5206

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 whats

bnds edit

Nossos Serviços

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3066-2045

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551